Processo de vendas
Um processo de vendas consiste em um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área de vendas.
Um processo que gere bons resultados deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível.
Ganhe eficiência, tenha produtividade e reduza erros operacionais alinhando uma estratégia de CRM com seu processo de vendas.
Um processo de vendas consiste em um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área de vendas.
Um processo que gere bons resultados deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível.
Hoje em dia não é possível imaginar um bom processo de vendas funcionando bem sem que este esteja em harmonia com uma boa estratégia de CRM.
Uma estratégia de CRM permitirá que de fato seja possível escalar, monitorar e garantir os melhores resultados para a equipe comercial.
Uma tríade clássica, mas ainda muito eficiente é aquela que considera o alinhamento de PESSOAS, PROCESSOS e TECNOLOGIA.
Em nossos processos de consultoria utilizando a metodologia CRM Canvas, ajudamos nossos clientes à elaborar suas estratégias de CRM levando em consideração o alinhamento desta tríade.
Para apoiar nossos processos de consultoria, utilizamos o método CRM Canvas. O CRM Canvas é uma metodologia desenvolvida pelo especialista em CRM Alex Mariano e que consiste na aplicação de princípios de Design Thinking e Visual Thinking, que de uma maneira colaborativa, objetiva e envolvente, permite que rapidamente a empresa planeje, organize e construa uma estratégia de CRM alinhada a um processo de vendas que de fato gere resultados.
O método CRM Canvas é sustentado na tríade clássica de PESSOAS, PROCESSOS e TECNOLOGIA e é dividido em alguns passos fundamentais:
Nesta etapa são definidos os processos para geração de demanda para área de vendas, a partir de abordagens Inbound e Outbound.
Para uma estratégia de CRM funcionar é fundamental mapear a jornada de compra dos clientes. Nesta etapa são identificados a jornada de compra e todos os canais de interação que deverão fazer parte desta jornada.
Definir um funil ou pipeline de vendas que esteja alinhado com a jornada de compras do cliente é também uma das etapas do processo de consultoria que utiliza a metodologia CRM Canvas. Além da definição de fases e etapas, são também definidos gatilhos de avanço, tempo de estagnação, motivos de perda e taxa de conversão para que se tenha uma boa gestão comercial.
Definir indicadore ou KPI's é importante para que se possa monitorar se a estratégia de CRM e o processo de vendas estão gerando os resultados esperados. Para isso, nesta etapa são definidos os indicadores essenciais que devem estar na mão do gestor comercial e também de sua equipe.
Não basta sua empresa contar com os melhores processos e tecnologia, é fundamental trabalhar o aspecto de engajamento da equipe em torno da estratégia de CRM. Nesta etapa da metologia, são definidas ações e estratégia para engajamento das pessoas.
Por fim, a metodologia CRM Canvas também auxilia no processo de escolha de ferramentas adequadas e alinhadas ao momento e processos da empresa, bem como o planejamento eficiente para implementação, sustentação e evolução da tecnologia empregada.
Se você quer contar com uma consultoria experiente para lhe ajudar a construir uma estratégia de CRM alinhada com seu processo de vendas, solicite um orçamento agora: