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Marketing & Vendas

10 maneiras principais de fomentar e converter leads com mais rapidez

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Fonte: Sugar CRM

A geração de leads não é apenas uma prioridade para os profissionais de marketing hoje, mas também um grande desafio. De acordo com dados recentes, mais de 61% dos profissionais de marketing hoje dizem que têm dificuldade para gerar leads . Para piorar as coisas, apenas uma pequena porcentagem dos visitantes da web hoje afirma que está pronta para fazer uma compra. No entanto, a grande maioria das organizações nas quais o software de automação de marketing é implementado e adotado nos departamentos de marketing apresenta índices de leads aumentados. Uma boa proporção das mesmas empresas afirma ter experimentado taxas de conversão de leads mais altas depois que um sistema semelhante foi adotado.

Em empresas de sucesso, a automação de marketing é a pedra angular de campanhas de marketing de sucesso, especialmente quando se trata de estimular leads.

Então, sem mais delongas, aqui estão 10 maneiras testadas e comprovadas nas quais você pode usar a automação de marketing para nutrir leads.

1. Faça suas equipes de vendas e marketing se apaixonarem

Antes mesmo de começar a pensar em implementar uma campanha de incentivo a leads, você deve garantir que suas equipes de vendas e marketing estejam perfeitamente alinhadas, se entendam e colaborem intimamente. Caso contrário, um bom lead, um lead qualificado, provavelmente morrerá antes de atingir um estágio lucrativo em seu pipeline.

Ferramentas de automação de marketing, como Sugar Market , são uma solução robusta em termos de melhoria de vendas e colaboração de marketing.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais uma colaboração mais próxima entre vendas e marketing pode nutrir mais leads.

  • Por meio da implementação adequada de campanhas de incentivo a leads, as equipes de marketing identificam os leads prontos para vendas com mais precisão.
  • O software de automação de marketing envia automaticamente uma tarefa ou notificação à equipe de vendas assim que um lead se qualifica.
  • Os sistemas de nutrição de leads, como o Sugar Market, permitem que os representantes de vendas tenham uma visão completa da jornada de qualificação de um lead.

Usando as métricas e informações sobre como a equipe de marketing alimentou um lead, os representantes de vendas podem adaptar sua estratégia e abordagem a cada lead individualmente.

2. Use os canais certos

“Atingir” seu público em vários canais é uma excelente maneira de cultivar leads lucrativos. Apenas divulgar sua empresa não é mais suficiente para uma campanha eficiente desse tipo. Seu público-alvo é sofisticado e o uso de um único canal reduzirá enormemente seu pool de público. Uma boa estratégia que você pode usar para estimular leads é usar e-mail, mídia social e até mesmo mensagens de texto.

Embora os departamentos de marketing gastem muito tempo na segmentação de público, nem todo lead que corresponde à sua demografia usa os mesmos canais de comunicação.

Muitas ferramentas de automação de marketing podem ajudá-lo a identificar precisamente quais canais de comunicação seus leads usam com mais frequência, sendo uma grande vantagem em todos os departamentos de marketing. Este é um bom caso de uso eficiente de sistemas de automação de marketing para nutrir leads prontos para vendas.

3. Os dados são e continuarão sendo seus melhores amigos

KPIs, métricas e insights de dados são as melhores práticas quando se trata de personalizar mensagens de marketing precisas.

Os sistemas de automação de marketing geralmente fornecem insights profundos sobre seu público, mas também podem oferecer mais insights sobre a eficácia de sua campanha de incentivo a leads. Os profissionais de marketing agora podem se concentrar nas ações que funcionam, em vez de gastar recursos em atividades que provavelmente não gerarão mais leads.

A nutrição de leads é um processo complexo que envolve dados precisos e criatividade. Embora os profissionais de marketing devam sempre ser criativos com seu conteúdo e mensagens, essas mensagens devem ser apoiadas por dados, insights e KPIs.

4. Encontre o ritmo certo

Definir um ritmo aceitável para suas mensagens permitirá que você desenrole uma história que agrade ao seu público. Também evita que você irrite seu público.

O alcance constante aumenta suas chances de acabar sendo ignorado pelos leads, o que prejudica seus esforços de promoção de leads. Encontre a cadência que mantém seu público envolvido e entretido. Uma estratégia semelhante tem mais probabilidade de conversão, em oposição ao alcance diário.

5. A personalização é importante (e não podemos enfatizar isso o suficiente!)

As ferramentas de automação de marketing podem melhorar suas campanhas de incentivo a leads, oferecendo às equipes de marketing acesso a dados e insights que podem ser usados para personalizar mensagens. Embora seja vital incluir seus nomes, posição, localização e setor em sua divulgação – e o Sugar Market pode ajudá-lo com isso – você deve usar dados e percepções para personalizar o conteúdo de suas mensagens.

Especialmente ao discutir campanhas de marketing por e-mail, a personalização é a pedra angular da geração e conversão de leads.

6. Acompanhe a jornada do cliente

O que diferencia um lead de qualquer outro representante de seu público-alvo é que eles já estão prospectando soluções ou produtos para sua marca. Em outras palavras, eles já começaram a jornada do cliente. Assim que seu público mostrar interesse em seus produtos ou serviços, é o momento perfeito para começar a procurá-los.

As soluções de automação de marketing podem ajudá-lo a identificar o momento certo para se envolver com seu público e acionar mensagens automatizadas. Dessa forma, acompanhar a jornada do cliente o ajudará a ter uma taxa de conversão mais alta.

7. A segmentação facilita o seu trabalho

A segmentação e a personalização do público andam de mãos dadas. Você não pode se dar ao luxo de ser vago em suas mensagens, portanto, não ignore esta etapa do processo.

Por exemplo, quando se trata de campanhas de incentivo por e-mail, você não pode enviar e-mails sem se referir ao destinatário com seu cargo, posição e a empresa em que trabalha. Algumas ferramentas de automação de marketing permitem que você rastreie comportamentos e padrões fora do horário de trabalho e use essas informações para personalizar ainda mais suas mensagens.

8. Encontre a combinação certa de conteúdo escrito, vídeo e foto

As equipes de marketing dependem muito de imagens de qualidade e conteúdo de vídeo para gerar conversões e levar leads pelo funil.

O Search Engine Journal nos permite saber que o conteúdo com imagens e vídeos ricos tem um desempenho quase 95% melhor do que o conteúdo que não os possui. A mesma publicação também nos ensina que as campanhas de marketing por e-mail ricas em recursos visuais têm taxas de cliques mais altas.

Dito isso, é sempre uma ótima ideia incluir mídia visual para empurrar os leads no funil.

9. Frase de chamariz nítida e clara

Frases de chamariz (CTA) fazem a diferença entre ganhar e perder uma oportunidade.

Por exemplo, em campanhas de incentivo a leads por e-mail, seu CTA deve ser fácil de identificar em seu esboço. Ele também deve empurrar leads para dar o próximo passo lógico. Frases como “Saiba mais”, “Visite nosso site” ou “Assistir à demonstração” são boas para começar. Ferramentas de automação de marketing flexíveis e fáceis de personalizar permitem que você inclua botões de CTA e os personalize com a mensagem que você deseja.

10. O conteúdo ainda é importante

Com relação ao incentivo a leads, você deve evitar vender desde o início. Construir confiança deve ser seu ponto focal nas fases incipientes de tentativas de marketing semelhantes. A melhor maneira de construir uma forte reputação de marca e confiança ao mesmo tempo é por meio do marketing de conteúdo.

Quer estejamos discutindo infográficos, conteúdo de blog ou conteúdo de vídeo, tudo deve se concentrar em ajudar os leads a resolver problemas comuns. Esse tipo de conteúdo não deve ser focado em sua marca. Ao contrário, deve se concentrar exclusivamente em oferecer soluções para os problemas de seus leads.

Pensamentos finais

O uso de ferramentas de automação de marketing comprovadamente aumenta as oportunidades dos profissionais de marketing para converter leads. A nutrição de leads é um processo complexo que exige esforços consistentes. Ainda assim, soluções automatizadas adaptadas para oferecer mais insights sobre leads e seu comportamento online são algumas das poucas soluções rápidas que comprovadamente funcionam. Portanto, implemente as dicas acima, juntamente com um sistema de automação de marketing, ou ligue para nós para discutir em detalhes a criação de leads e a automação de marketing.

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